O Programa Adelor Lessa desta segunda-feira, 27, abordou em uma das pautas, o projeto Rota Gastronômica em Criciúma. Com o objetivo de fomentar o turismo do município, o planejamento já está em fase de elaboração pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
Segundo o presidente da Via Gastronômica de Criciúma, Joster Favero, o projeto pretende trazer melhorias para a sinalização das estradas da cidade, iluminação e segurança. Além disso, conta com o apoio do vereador Nícola Martins (PSDB) e já foi discutido no gabinete do prefeito do município, Clésio Salvaro (PSDB).
Os principais centros gastronômicos de Criciúma estão localizados no bairro Próspera, Rio Maina e Centro. Apenas na distância de 3,5 quilômetros entre a Rua Desembargador Pedro Silva com a Joaquim Nabuco, são registrados 46 estabelecimentos. “Essas duas vias são largas e pretendemos trazer melhorias, como por exemplo, estacionamento e iluminação subterrânea”, disse Joster Favero.
A iniciativa ainda conta com a participação da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) e da Secretaria de Obras de Criciúma. “Estamos todos trabalhando na preparação da cidade para a retomada do turismo de negócios, que irá vir com tudo em 2022”, pontuou Favero.