Alunos de primeira habilitação do município de Içara estão tendo problemas para poder realizar o teste final da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O motivo é a falta de examinadores disponíveis para estarem presentes na prova prática final dos novos condutores, algo que vem se arrastando desde meados do ano passado e que faz com que alunos tenham que esperar até três meses para finalizar a carteira.
De acordo com o supervisor de trânsito do CIRETRAN de Içara, Saulo Costa, as autoescolas da região estão recebendo diversas reclamações de pessoas que aguardam há meses o exame final para, finalmente, poderem retirar a CNH.
“Como o examinador não é remunerado, muitos policiais não assumem mais esse serviço de grande responsabilidade. Antes da pandemia, o CIRETRAN recebia apoio de outras regiões do estado, porém com a pandemia falta profissionais em todo o estado. Muitos estão afastados por conta de problemas de saúde e outros se aposentaram", disse Costa.
Representantes de autoescolas já enviaram pedidos à Florianópolis para a regularização desta situação. Há, inclusive, um projeto na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para remunerar os policiais que se disporem a trabalharem também como examinadores, para que possam participar mais da função.
Instrutor de trânsito de uma autoescola em Içara, John Richard ressalta a importância de que os alunos também cobrem do Detran uma resolução rápida para essa grande fila de espera. “Acesse o site do Detran de SC, achem o quadro de ouvidoria e postem a sua reclamação. Com isso vocês estão se ajudando também, não basta reclamar somente na autoescola que já está brigando por vocês”, declarou.