O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, sancionou uma lei na última semana classificando a educação como atividade essencial no estado. Com isso, as aulas presenciais passam a ser uma obrigação no estado, mas somente em 2021, com uma série de regras anunciadas em decreto recentemente.
De acordo com a secretária de Educação de Criciúma, Cristiane Fretta, o governo municipal já vem estudando o decreto para colocá-lo em prática a partir de sua validade. “Nós terminamos o ano letivo nesta segunda-feira, 14, com o último dia de atividades remotas. Com isso, cumprimos as 800 horas previstas no calendário escolar”, pontuou Cristiane.
Apesar dos inúmeros desafios de se trabalhar a educação em um período de pandemia, de forma remota, a secretária afirma que os alunos participaram das atividades remotas e, aqueles que não tinham acesso a internet, receberam o material impresso de auxílio.
“Terá que ser feita toda uma análise pedagógica de cada criança em 2021, para o professor ver realmente todas as questões de aprendizado e traçar novos objetivos e metas. Sabemos que 2021 será um grande desafio na educação a nível municipal e nacional”, disse.
Regras
Dentre as medidas decretadas para o retorno, está o limite presencial de 50% das matrículas do período para regiões classificadas no grupo de risco gravíssimo para Covid-19, assim como distanciamento de 1,5 metro em todos os ambientes. Os servidores e estudantes que se enquadram no grupo de risco deverão ser mantidos com atividades remotas.
Além disso, os responsáveis pelos estudantes também poderão optar pela atividade remota quando a escola oferecer essa opção, através de um termo de compromisso. Todas as medidas de segurança contidas no plano de contingência estadual e das próprias instituições deverão ser seguidas.
Sem reprovação
Neste ano atípico de 2020, na rede municipal de ensino, não houve nenhuma reprovação. “Nós não tivemos reprovações nesse ano, até porque o professor não está direto com a criança e não tem como aprovar ou reprovar esse aluno. Essas análises de conteúdos que não foram atingidos e objetivos de cada criança serão feitas para 2021, com novas medidas e projetos diferenciados na área da educação”, reforçou a secretária.