Os hospitais da região Sul continuam com Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) lotadas. Um dos principais hospitais da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, está com todos os leitos de UTI e enfermeira lotados.
Conforme o infectologista do HNSC, Rogério Sobroza, os 10 leitos de UTI para o SUS estão todos ocupados. "Temos muitos leitos internados em enfermaria e alguns deles podem se agravar, o que nos preocupa, pois eles podem precisar de UTI", contou ao programa Ponto Final nesta quinta-feira, 26.
Sobroza explica que os hospitalizados são de toda região, já que os leitos são regulados pelo Estado. Ele ainda explica que a cada cinco pacientes hospitalizados em enfermaria, um deles precisa de UTI. "E ainda, os pacientes hospitalizados em UTI tem a taxa de mortalidade em 50%", explicou.
Possibilidade de novos leitos
O Hospital também segue a mesma dificuldade de outros hospitais, que apesar de contar com estrutura física e de equipamentos para a ampliação de novos leitos, faltam profissionais. "O grande dificultador é de que não existem profissionais capacitados. O tratamento de UTI para covid-19 exige uma mão de obra especializada. Não tem no mercado hoje enfermeiros e técnicos com experiencia de UTI", enfatizou.