Responsável por proteger pouco mais de 150 mil habitantes de sete municípios da Amrec, a Guarnição Especial de Içara da Polícia Militar (PM) realizou 351 prisões no primeiro semestre de 2020. Esse é um dos dados do relatório divulgado nesta quinta-feira, 16, pela corporação. Além de Içara, fazem parte da GEIC os municípios de Balneário Rincão, Cocal do Sul, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Orleans e Urussanga.
No período, foram recuperados 30 veículos furtados ou roubados na região, apreendidas 13 armas, sendo cinco revólveres, duas pistolas, quatro espingardas e duas carabinas. Foi registrada, ainda, a apreensão de 35,4 quilos de drogas, entre maconha, cocaína e crack, além de 867 comprimidos de ecstasy e 24 pontos de LSD.
A GEIC registrou 10.187 ocorrências via 190 ou pelo aplicativo PMSC Cidadão. A Rede de Vizinhos foi incrementada, com a participação de mais de 4 mil pessoas nos sete municípios. O combate à violência contra as mulheres foi outro destaque, com mais de 200 mulheres vítimas de violência doméstica atendidas pela Rede Catarina. A PM promoveu, ainda, mais de mil visitas preventivas comerciais e 4.587 fiscalizações contra o Covid-19 nas cidades abrangidas.
Maior município e sede da guarnição, Içara contou com queda de 29% no índice de homicídios, 12% nos furtos e redução de 8,5% nos roubos.