Os números da Covid-19, na Associação dos Municípios da Região Carbonífera, Amrec, vem evoluindo de forma positiva. O Portal 4oito fez um comparativo em um período de 3 semanas, de 28 de agosto até 18 de setembro.
Na semana 1 a Amrec apresentou 974 novos casos e registrou mais 13 mortes. Na semana 02 o número de novos casos diminui para 747, ou seja 227 a menos. Porém o número de mortes se mantinha crescente, com 18, por tanto, 5 a mais que a semana anterior.
Da semana 02 para a semana 03 a Amrec registrou uma queda de 116 no número de novos casos registrados. Ou seja, no boletim anterior foram 747 casos novos enquanto na semana seguinte 658. o número de óbitos também começou a involuir, caindo pela metade, de 18 para 9.
Outro fator analisado no combate ao coronavírus é o número de leitos disponíveis. A Amrec que por um bom tempo chegou a estar operando com lotação máxima, hoje tem uma taxa de ocupação de 43,90%. Sendo assim, dos 41 leitos ativos, 23 ainda estão disponíveis. O levantamento foi feito pela Federação Catarinense dos Municípios (Fecam). O tão esperado achatamento da curva está começando o mostrar evolução.
"Hoje o número de pacientes em estado grave vem diminuindo bastante. Contudo o alerta tem que continuar. A população precisa fazer a parte dela. Somente assim vamos conseguir manter os bons números. Não podemos é afrouxar as medidas de combate ao Covid-19", afirma o diretor técnico do Hospital São José de Criciúma e médico infectologista, Raphael Elias Farias.
Quanto a cidade de Criciúma, a maior da região, na última semana o número de óbitos caiu de 12 para 3, ou seja 4 vezes menos que na semana anterior. Foram alcançadas também 624 curas.