O número do fluxo de atendimento no Hospital São José, referência do atendimento do SUS em Criciúma e região, aumentou expressivamente nos últimos dias. Neste momento, além do número de pacientes, também aumentou o número de profissionais do Hospital afastados em decorrência da Covid-19. Atualmente, a unidade hospitalar conta com 75 profissionais afastados.
"Percebemos um volume de atendimento com pacientes externos muito alto. Também notamos um aumento de pacientes internados. E isso acente um alerta, então realmente pedimos para que a população para que procure primeiro as Unidades de Saúde antes de ir no hospital", explicou o diretor técnico do Hospital São José, Raphael Elias Farias. Conforme o diretor, em uma semana dobrou o número de pacientes internados. "Atualmente temos 20 hospitalizados, sendo quatro deles em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo)", completou.
O que também acende um alerta da direção do Hospital é referente ao casos de profissionais afastados em decorrência da Covid-19. "Na semana passada nós contávamos com 20 afastados e hoje estamos com 75 afastados por covid-19", enfatizou.
Cirurgias eletivas
As cirurgias eletivas ainda estão mantidas na Unidade. "Estão em andamento. Não decidimos parar, pois sempre há prejuízo. Ainda temos o quantitativo de pessoas e conseguindo tocar um fluxo normal dos atendimentos. Sempre preocupados com a possibilidade de transmissão intra hospitalar, mas estamos avaliando cada dia a transmissão. Não dá dizer que não vamos parar, mas todo dia temos reuniões do comite de crise para avaliação", completou.