Produção limpa de alimentos com foco na agricultura orgânica é o tema da capacitação que vai reunir durante o ano cerca de 25 jovens rurais do Sul do Estado no Centro de Treinamento da Epagri em Araranguá (Cetrar). O primeiro encontro é nesta terça, 17 de março, com aulas que seguem até o dia 19.
A atividade faz parte dos Cursos de Liderança Gestão e Protagonismo promovidos pela Epagri em todo o Estado para jovens do meio rural com idades entre 18 e 29 anos. A edição deste ano em Araranguá é a primeira a ter como foco produção orgânica e se justifica pela vocação da região, que vem registrando crescimento sensível no cultivo de arroz, banana, pitaia e hortaliças sem uso de insumos químicos. O Sul de Santa Catarina reúne o maior número de propriedades orgânicas certificadas do Estado.
A programação inicia às 8h do dia 17, com o encontro das famílias dos jovens inscritos. Até o dia 19 serão feitas atividades práticas e teóricas que visam introduzir ao tema proposto. O curso segue até outubro, totalizando 8 encontros mensais de três dias cada.
As aulas incluem visitas a propriedades rurais orgânicas, à unidades de pesquisa da Epagri, capacitação em gestão da propriedade e custo de produção, entre outros temas. O curso também vai envolver cooperativas da região, de modo a mobilizar o maior número possível de atores das cadeias produtivas locais para a produção orgânica.