O Serviço de esterilização de materiais do Hospital São José (HSJ) recebeu a visita esta semana do engenheiro de assuntos científicos e educacionais da América Latina, mestre em engenharia de materiais pela Universidade Frederico Santa Maria, Willian Leiva, que veio à entidade para conhecer a nova estrutura que tem apresentado significativas melhorias ao setor de esterilização de materiais.
O HSJ foi escolhido para receber a visita do especialista pois possuí uma estrutura exemplo e tem desenvolvido boas práticas em esterilização de materiais. O especialista apontou o encontro como sendo fundamental, principalmente para conhecer o fluxo do trabalho e suas etapas, bem como a importância de discutir as normativas e boas práticas realizadas. “O Hospital São José está de parabéns pela prática clínica realizada”, comentou Leiva.
O fluxo de materiais utilizados é intenso, por mês, cerca de 70 mil itens são esterilizados, por isso a necessidade de constante aperfeiçoamento no setor. Atualmente o HSJ tem fluxo cirúrgico de mais de 850 procedimentos de alta e média complexidade mensalmente. Para este fluxo, a Central de Materiais Esterilizados (CME), setor que faz a distribuição de material estéril para todo o hospital garante a qualidade e contribuí para a prevenção e controle da infecção hospitalar, funcionar 24h por dia.
O setor totalmente reformado, esta localizado em uma área com 350m². O local é dividido em área de recepção e lavagem, preparo desinfecção, esterilização, estocagem e distribuição de materiais, estando de acordo com o projeto físico funcional recomendado pela legislação vigente.
O que é a CME
A Central de Materiais Esterilizados (CME) é uma unidade que dá apoio técnico para todas unidades assistenciais de uma instituição de saúde. No local, se faz todo processamento de esterilização dos itens instrumentais para cirurgias ( tesouras, roupas cirúrgicas, etc.);
O processo envolve: a limpeza, preparo do artigo, da carga de esterilização, a esterilização propriamente, a guarda e distribuição dos artigos a todas as unidades que utilizam os itens dentro da entidade de saúde.