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Ermo trabalha para "tentar evitar o caos"

Município busca alternativas para o acréscimo futuro no tráfego das duas rodovias estaduais que cortam o Centro da menor cidade do Sul

Por Giovana Bordignon Ermo, SC, 18/04/2022 - 08:30 Atualizado em 18/04/2022 - 08:53
Trecho da SC-285, a continuidade da BR-285 na passagem por Ermo / Divulgação
Trecho da SC-285, a continuidade da BR-285 na passagem por Ermo / Divulgação

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O menor município do extremo Sul catarinense viverá uma experiência ainda cercada por incógnitas: o volume de trânsito que crescerá com a conclusão da BR-285, em Timbé do Sul, impactará diretamente em Ermo, já que a SC-285, continuidade da rodovia no eixo entre a divisa com o Rio Grande do Sul e Araranguá, corta o Centro do município. De quebra, há o entrocamento com a SC-108 que, por sua vez, vem de Jacinto Machado que está ganhando pavimentação na sua conexão com Praia Grande.

“A gente sabe que vai ter um fluxo de mais de 4 mil carros ou caminhões passando pelo centro do nosso município. Nosso município é pequeno, acho que são 800 metros de perímetro que vai cortar a nossa praça, infelizmente a gente tem que falar que vai cortar por que é um fluxo muito alto de caminhão pesado”, comentou o prefeito Paulo Della Vechia, de Ermo, em entrevista ao programa Conexão Sul, na Rádio Som Maior.

Com seus 64 quilômetros quadrados e pouco mais de 2 mil habitantes, Ermo ainda convive com alguma harmonia com o tráfego proporcionado pelo encontro das SCs 285 e 108 no seu Centro. Mas além do acréscimo oriundo da BR-285 haverá um salto no fluxo da SC-108. É que o trecho dessa rodovia entre Jacinto Machado e Praia Grande está sendo pavimentado e, antes disso, a SC-290, entre Praia Grande e o Rio Grande do Sul, também ganhará pavimentação. Logo, mais carros, caminhões e motos transitarão por ali também. Tudo escoando em Ermo.

"Tentar evitar o caos"

Mas o prefeito pensa em tirar proveito das eventuais dificuldades com o trânsito. Ele está trabalhando em um planejamento “de tentar evitar o caos”. “A gente está trabalhando em um projeto para ver como a gente vai aguentar isso, queremos aproveitar ao máximo essa oportunidade de uma BR passar no município do Ermo, mas a gente também tem que ter responsabilidade, por que não tem malha viária que aguente todo esse peso de caminhão”, disse.

No cruzamento entre as duas rodovias, o objetivo é que seja instalado um semáforo e, no perímetro urbano, oito lombadas eletrônicas. O projeto já foi apresentado à SIE (Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Estado) há mais de quatro meses e aguarda a aprovação. Quase R$ 500 mil serão investidos na restauração de buracos, desnivelamento, imperfeições na estrada e lombadas.

“Temos que pensar em planejamento para o futuro, um desvio por fora ou outro acesso, a gente quer aproveitar ao máximo, claro, sabemos do potencial turístico, todo o movimento que vai passar no meio do nosso município, a gente quer aproveitar isso, só que tem que ver se o município do Ermo vai suportar”, comentou o prefeito. Para tomar uma decisão ele também pretende consultar a população em audiências públicas.

Arquivo / 4oito

Turismo e economia

Com a provável alta procura que Ermo deve receber futuramente, um terreno de um parque industrial, com mais de 30 lotes e 1,5 quilômetro quadrado, está sendo pensado. O objetivo é que empresas da região se instalem no local, que agora vai oferecer um movimento considerável. Segundo o prefeito, o município se encontra em 4ª posição em nível econômico entre as cidades da Amesc.

“Sabemos que o município é pequeno, não tem muita renda, então a gente depende muito que as empresas se instalem. Ermo tem um potencial turístico para ser explorado, turismo religioso, turismo rural, a gente quer aproveitar ao máximo essa descida da SC-285. A gente precisa que as empresas tenham essa visão de se instalar no município, estamos em um ponto estratégico muito bom”, exclamou.

Ouça o podcast completo da entrevista com o prefeito de Ermo, Paulo Della Vechia:

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