Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Especialista comenta alterações nas relações trabalhistas (VÍDEO)

Professora da Unesc observa detalhes das flexibilizações anunciadas pelo presidente Bolsonaro

Por Redação Criciúma, SC, 24/03/2020 - 15:59
Reprodução
Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As relações de trabalho entre empregado e empregador vêm sofrendo alterações com a chegada da pandemia da Covid-19 ao país. Já no dia 6 de fevereiro de 2020 o governo federal publicou lei que dispunha sobre “as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019”.

Nesta segunda-feira, 23, no entanto, outra Medida Provisória (MP) foi publicada com novas ações para enfrentamento do estado de calamidade pública e da emergência de saúde. As determinações da medida, exceto um dos artigos que será modificado, já estão em vigor e seguem em validade até 31 de dezembro de 2020, sendo que ainda passarão por análise da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

A principal polêmica com relação às mudanças anunciadas nesta segunda-feira se deu em torno do trecho de MP que previa suspensão de contratos de trabalho por 4 meses. Tal questão, no entanto, foi reavaliada pela presidência e sofrerá nova alteração.

As questões que são alvo das mudanças nesta semana se referem ao home office, ou teletrabalho; à antecipação de férias individuais e a concessão de férias e coletivas; ao aproveitamento e a antecipação de feriados; ao banco de horas , à suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho; e ao diferimento do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), decisões com foco, conforme a presidência, nos efeitos da pandemia de coronavírus sobre a economia e nesse caso em relação ao emprego e renda.

A professora e coordenadora adjunta do curso de Direito da Unesc, Márcia Piazza, traz, em vídeo produzido pela Unesc TV, mais detalhes e explicações sobre a Lei e sobre a Medida Provisória em torno da temática. Confira:

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito