Começou nessa sexta-feira, 18, a Semana Nacional do Trânsito com o tema “Perceba o risco, proteja a vida”. A campanha tem o objetivo de atingir as partes mais vulneráveis que interagem com o trânsito."Passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres tem sido os acidentes que mais nos preocupam, e a campanha está voltada a eles", contou ao 4oito o inspetor Luiz Graziano, da Comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Santa Catarina.
Os acidentes mais frequentes nas pistas simples são as colisões frontais, a alta velocidade e dormir ao volante. "As colisões frontais ocorrem por uma ultrapassagem errada", relatou Graziano. Atualmente, a BR-101 é toda duplicada e os acidentes mais frequentes são por excesso de velocidade, colisões traseiras e saídas de pistas. "Na BR-101, acidentes de alta velocidade envolvem atropelamentos", completou.
O trecho da BR-101 entre Palhoça e Biguaçu, na Grande Florianópolis, com 30 quilômetros, é considerado um dos mais perigosos do Brasil. Outros pontos nas estradas federais considerados de risco em Santa Catarina são as BRs 282, entre Florianópolis e o oeste catarinense - a federal mais longa do estado -, e a BR-470, a partir de Navegantes.
"Para um transito mais seguro as pessoas deveriam respeitar as normas de trânsito", advertiu Graziano. "Todos os anos o trabalho com a educação no trânsito obtém resultados positivos. Ao fazer mudanças nos comportamentos frequentes o resultado da campanha se torna positivo", arrematou.