Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Estado completa um ano no Monitor de Secas com dados que auxiliam projetos de mitigação dos efeitos da estiagem

Mapas produzidos pelo monitor têm ilustrado um longo período de estiagem em Santa Catarina

Por Redação Florianópolis, SC, 21/08/2021 - 19:30
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Santa Catarina marca um ano de acompanhamento da estiagem por meio do Monitor de Secas, que acompanha mensalmente a situação de seca no Brasil coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). No Estado, o projeto é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), por meio da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Epagri/Ciram.

Os mapas produzidos pelo Monitor de Secas têm ilustrado um longo período de estiagem em Santa Catarina. Desde 2019, algumas regiões do estado permanecem com acumulados de chuvas abaixo do esperado.

No 12º mapa publicado com a participação de Santa Catarina, divulgado nesta quarta-feira, 18, relativo aos dados de julho de 2021, o traçado aponta para um avanço da seca moderada no Nordeste do Estado, seca grave na porção central e seca extrema no Oeste. Além disso, houve o surgimento da seca fraca no Litoral Norte. O mapa do Monitor indica a possível duração dos impactos da estiagem registrada em julho: de curto prazo no litoral e de curto e longo prazo nas demais áreas de Santa Catarina.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito