Após a decisão da Justiça, que determinou que a União, o Governo do Estado de Santa Catarina e o Município de Criciúma arquem com as despesas do tratamento do menino Thobias, o Estado recorreu da decisão, alegando não ter como arcar com os valores.
Diagnosticado com Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA), ele viajou com os pais para a Holanda, onde dará continuidade ao tratamento, porém com os valores arrecadados por meio das campanhas realizadas até o momento.
Ao todo, são necessários em torno de R$ 2,5 milhões. “Após determinação da Justiça, foi aberto o prazo para o recurso. A União afirmou que enviou um ofício ao Ministério da Saúde que providenciasse o cumprimento da liminar, no entanto, o Governo de Santa Catarina, apresentou o recurso, que é direcionado para o TRF4, em Porto Alegre, pedindo efeito suspensivo. Eles querem que a liminar fique suspensa até que saia a sentença do processo” explica o advogado da família de Thobias, Arthur Bolan Búrigo.
Confira também:
Devido à urgência do tratamento, Búrigo diz que tenta agilizar este julgamento. “A suspensão de uma decisão pautada em um pedido de urgência em razão da saúde do Thobias afetaria e muito a vida do pequeno. Em razão disso, como o Estado fez isso, alegando não ter o dinheiro para pagar o tratamento, me reuni com assessor do desembargador e relator do caso para ponderar e tentar antecipar o julgamento”, pontua.
Desde setembro de 2020, Thobias Canarin Schlengman enfrenta uma batalha contra a leucemia. Ele teve acesso aos melhores tratamentos disponíveis no país, inclusive, transplante de medula óssea, porém, não obteve sucesso com sua "nova medula", e a doença voltou muito forte. A esperança está no tratamento chamado Cart-cel, fora do Brasil.
Como ajudar o Thobias:
Transferência bancária:
Caixa Econômica Federal
Thobias Canarin Schlengman
CPF: 153.558.169-75
Operação: 1288
Conta Poupança: 000866702401-3