O Governo do Estado firmou 1.489 convênios, além de termos de fomento e colaboração, para todas as regiões catarinenses em 2020. Os repasses, que ultrapassam os R$ 600 milhões, foram agilizados por meio de transferências especiais, do Fundo Social e pagamento de parte das emendas impositivas para investimento nas mais diversas áreas. A Central de Atendimento aos Municípios (CAM), da Casa Civil, coordenou esses trabalhos junto às demais secretarias da Administração Pública estadual ao longo do ano.
"Esses recursos são de extrema importância já que abrangem, além de obras de grande porte, as pequenas demandas dos municípios que fazem toda a diferença na vida dos moradores, como a construção de uma praça ou a compra de remédios", afirma o governador Carlos Moisés.
Em 2020, a Saúde teve o maior número de convênios firmados, por meio da Secretaria de Estado da Saúde e apoio dos 21 Núcleos de Gestão de Convênios (NGCs). O Fundo Estadual recebeu recursos viabilizados por 232 convênios para custear melhorias em unidades hospitalares e comprar medicamentos e ambulâncias.
Já a Fundação Catarinense de Educação Especial contou com 178 convênios e termos de fomento, cujos recursos foram aplicados, especialmente, na reforma de sedes e aquisição de equipamentos para Apaes.
Para a área de Infraestrutura, foram 62 convênios que atendem demandas como a construção da ponte sobre o Rio Araranguá, pavimentação asfáltica da Rodovia Estadual Jacob Westrup (SC 446), em Maracajá, acesso industrial de Joinville, cercamento e balizamento do aeroporto Quero-Quero, em Correia Pinto, Contorno Viário de Maravilha e melhorias no sistema viário urbano de Florianópolis.