Um estelionatário, de 36 anos, foi preso após roubar quase R$ 700 mil de pecuaristas da região Sul. Ao menos 13 produtores foram prejudicados pelo golpista. De acordo com a Polícia Civil de Urussanga, que tomou conhecimento por meio de registros de ocorrência, o suspeito intermediava a venda de gado bovino entre os abatedouros e agricultores. Ele pegava o produto, levava ao frigorífico, recebia os valores e fazia o pagamento aos pecuaristas.
Contudo, após adquirir a confiança das vítimas, recebeu o gado, fez a entrega em abatedouros, apossou-se do dinheiro e desapareceu, causando prejuízo a vítimas das cidades de Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Urussanga, Orleans, Braço do Norte e Pedras Grandes. O valor do prejuízo foi de quase R$ 700 mil, até o junho de 2021.
O inquérito policial na Comarca de Urussanga foi instaurado e conduzido pelo Delegado Márcio Neves. A prisão preventiva foi decretada em junho de 2021 na Comarca de Urussanga pelo Dr. Roque Lopedote, Juiz de Direito, com parecer favorável do Promotor Elias Medeiros Sobrinho.
Após meses de investigação e várias diligências, o homem continuava foragido. No dia 4 de março, ele foi capturado pela Polícia Militar (PM), em Araranguá.