O hiato de cinco décadas mostra o avanço de Nova Veneza. O ex-prefeito Antônio Osvaldo Búrigo, lembrou que durante seus mandatos, de 1969 a 1972 e depois de 1977 a 1982, o município que hoje é Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana, não contava, por exemplo, com nenhuma rua pavimentada.
"Era muito difícil porque não tinhamos maquinário. A carroceria dos caminhões para botar material nas estradas era de madeira, carregado e descarragado com pás. Depois fomos equipando com retroescavadeira e caminhão com caçamba", contou. "O primeiro calçamento eu que iniciei", lembrou orgulhosamente o ex-prefeito.
Foi também no mandato de Antônio Osvaldo Búrigo, que mora até hoje no centro do município, que foi realizado a pavimentação da principal entrada de Nova Veneza. "Foi no governo do Jorge Bornhausen que eu consegui a ligação asfáltica do Rio Maina a Nova Veneza, agradeço muito a ele. Foi o primeiro asfalto para nós", comentou.
Outras obras importantes que aconteceram no governo Búrigo foi a construção da atual sede da prefeitura, que anteriormente era localizada onde hoje fica o museu do município.