Dia 17 de janeiro de 2021. Essa foi a data em que a enfermeira Mônica Calazans estava sendo vacinada contra Covid-19, em São Paulo, após passar pelos critérios exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Trata-se da primeira pessoa a receber a dose no país. Para fechar o último dia do ano de forma especial, o Programa Adelor Lessa desta sexta-feira, 31, trouxe a brasileira como uma de suas entrevistadas.
A enfermeira esteve desde o ínicio nas pesquisas dos estudos das vacinas contra o vírus. Durante a entrevista, ela relembrou do dia que foi escolhida para tomar a primeira dose que seria aplicada no Brasil. “Eu estava no hospital de plantão, me ligaram e falaram que eu iria tomar a vacina. Quando vi, já estava lá para receber a aplicação”, disse Mônica enfatizando todo o acolhimento que teve das pessoas, em meio a críticas e ataques.
Mônica, que trabalha no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 1995 e tem o diploma de enfermeira há oito anos, pontuou que sempre acreditou na ciência. Portanto, o momento foi de extrema felicidade. “Não tive medo nenhum, eu trabalho na área da saúde e sempre acreditei nas vacinas”, disse, acrescentando que “eu perdi pessoas próximas para o vírus, entre elas estão sete colegas”.
Ouça a entrevista completa na íntegra: