Para onde vão os resíduos do que consumimos? Com o objetivo de buscar a valorização do papel social do catador e fomentar conversas à gestão do lixo, o projeto Coleta Seletiva Solidária da Unesc promove a exposição "Catadores (as), a matéria viva no lixo: retratos da invisibilidade". A abertura da mostra ocorreu nesta terça-feira (7/5), no Supermercado Giassi da Santa Barbara. A montagem ficará no espaço até segunda-feira (13/5).
"No espaço cedido pelo supermercado, o trabalho foi levado a um local de consumo. Assim, poderá impactar no ambiente, conscientizar sobre o consumo excessivo e estimular o pensamento sobre descarte errôneo de resíduos. O objetivo é também dar visibilidade ao trabalho dos catadores e catadoras de Criciúma, chamando a atenção para sua importância social, econômica e ambiental", conta o professor, pesquisador e extensionista da Unesc, Mario Ricardo Guadagnin.
A exposição foi montada com fotografias dos personagens em seus ambientes de trabalho. Segundo Guadagnin, os retratos mostram as precárias condições de atuação, que afetam diretamente a qualidade de vida de quem tem no lixo urbano uma forma de sustento e, ao mesmo tempo, de invisibilidade social.
O projeto teve como inspiração o cotidiano de membros da Acrica (Associação Criciumense de Catadores) e da CTMAR (Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis), organizações de empreendimentos solidários com ênfase social, econômica e ambiental.
O trabalho teve como apoio o projeto de extensão "Articulação em rede para geração de renda e inclusão social produtiva em Associações e Cooperativas de Catadores no gerenciamento integrado de resíduos" e a organização do professor Guadagnin e das docentes, Amanda Castro, Débora Ferrazzo e Viviane Kraieski de Assunção.
As estudantes Gabriela Selau Benetti, de Psicologia; Mércia Teixeira Tiscoski, de Administração; Sabrina Baesso Cadorin e Thaise Sutil, mestranda e doutoranda do
PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), respectivamente, e os estudantes Arthur Bernado Messias, de Direito; Danrlei de Conto, Engenharia de Agrimensura, e Jóse Gustavo Silva, mestrando do PPGCA, também fazem parte da organização do projeto.
Coleta Seletiva Solidária
Desenvolvido desde 2001 na Universidade, o projeto integra ensino, pesquisa e extensão para estudar e compreender atividade de catação de materiais recicláveis no Sul catarinense e propor atividades de conscientização à comunidade.