Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Fake News: é falso vídeo sobre mudanças em urna eletrônica

Diretor do TRE desmente vídeo que circula desde 2022 e reforça a segurança do sistema

Por Vitor Ávila 23/09/2024 - 09:59 Atualizado em 23/09/2024 - 10:37
Foto: Arquivo/ 4oito
Foto: Arquivo/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com a proximidade das eleições, muitas dúvidas sobre o funcionamento das urnas eletrônicas ressurgem, frequentemente impulsionadas por notícias falsas (fake news). Segundo o diretor regional do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Gonsalo Ribeiro, as urnas eletrônicas continuam extremamente seguras e eficazes. “A única mudança  é para melhorar a acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva ou visual. Elas são computadores com uma apresentação diferente”, explica.

Ele concedeu entrevista ao Programa Adelor Lessa da Rádio Som Maior

Nas eleições de 2024 em Santa Catarina, serão utilizadas urnas de diferentes modelos, como as de 2015, 2020 e o novo modelo de 2022, que será empregado pela primeira vez. O diretor do TRE-SC tranquiliza os eleitores, destacando que as urnas possuem "um índice de erro muito, muito baixo" e que mensagens que sugerem insegurança nas urnas são notícias falsas sem fundamento. Ele também convida partidos e imprensa a visitarem o depósito central em Palhoça, onde o processo de armazenamento e segurança das urnas pode ser observado de perto.

Além disso, o diretor do TRE-SC desmente um boato recorrente: a ideia de que se a maioria dos votos for em branco ou nulo, a eleição é anulada. “Isso não tem o menor sentido. A eleição é vencida considerando apenas os votos válidos, dados a partido ou candidato”, esclarece.

Confira o vídeo:
 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito