A Fundação de Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) está mudando de endereço. Desde setembro de 2014 instalado no Parque Municipal Morro do Céu, o organismo ambiental do município volta às suas antigas dependências, em uma casa na Rua Henrique Lage. Mas será uma mudança provisória, já que o projeto futuro é colocar Famcri e Defesa Civil em um mesmo espaço a ser estruturado no Paço Municipal Marcos Rovaris.
"Temos um projeto pronto, o prefeito Clésio Salvaro bateu o martelo ontem. Mas ainda não há previsão de quando essa nova sede será feita", informou a presidente da Famcri, Anequésselem Fortunato.
A mudança provisória até que as novas dependências sejam entregues ocorre por conta da necessidade de reformas no prédio que vinha sendo utilizado no Morro do Céu. "Precisamos fazer uma reforma ali, o prédio já estava com problemas, então optamos por voltar para a antiga Casa do Professor", explicou.
Morro do Céu
Trata-se de uma volta ao passado a mudança para a Henrique Lage, pois a Famcri operou naquela mesma casa até 2014, quando o então prefeito Márcio Búrigo inaugurou a sede no Morro do Céu. Na ocasião, há quase cinco anos, investiu-se em uma ampla reforma no então chamado Centro de Educação Ambiental do Morro do Céu, que ganhou recepção, banheiro, cozinha e sala de reuniões, entre outras repartições.
O então presidente da Famcri, Gelson Fernandes, informava que a mudança oferecia aos profissionais uma economia, e que a localização era melhor. Entre os objetivos estava expandir a Educação Ambiental para escolas.
A sede que agora está sendo entregue é um prédio próprio do município e conta com 13 espaços e aproximadamente 248m².