Começa nesta quarta-feira, 10, a décima sexta edição da tradicional Festa da Gastronomia de Nova Veneza. O evento deste ano teve de ser adaptado por conta da pandemia do novo coronavírus e, por isso, será realizado de forma totalmente online - mas, ainda sim, diariamente.
“Não podíamos deixar de comemorar e celebrar tantas edições de sucesso, que já estava sendo aguardada por todos, tanto os neovenezianos quanto os visitantes e turistas. Então criamos essa festa online, estamos bastante ansiosos preparando tudo, todos os vídeos”, destacou a secretária de Cultura, Esporte e Turismo do município, Susan Bortoluzzi Brogni.
Do dia 10 ao 21, vídeos produzidos pela prefeitura municipal apresentando as tradições, culturas e toda a gastronomia italiana serão publicados nas principais redes sociais de Nova Veneza, como o Instagram e o Facebook do município. Os vídeos serão publicados a partir das 18h, diariamente, A abertura, nesta segunda-feira, terá direito até mesmo à fogos de artifício.
“Nós vamos ter uma festa exatamente de cinco minutos, como ela aconteceria, mas em um resumão de como seria. Teremos a abertura, um dia vai ser específico para gastronomia típica italiana, em outro dia um vídeo cultural através do canto e da dança e assim sucessivamente até chegarmos no carnaval de Nova Veneza. Teremos todos os dias, a partir das 18h, um vídeo lançando o tema diário”, disse Susan.
No dia 21, aniversário da cidade, a missa será transmitida através de uma live - com direito à corte do bolo e uma novidade: a competição para escolha da corte para a décima sétima edição da festa - que acontecerá no próximo ano. “As etapas serão online durante o ano inteiro até o início de abril de 2021. Terão avaliações online, com o público podendo votar na sua candidata e apenas a última etapa, antes da festa, será presencial”, pontuou.
Cancelamentos
A Festa da Gastronomia deste ano não foi o único evento de Nova Veneza que teve de ser cancelado por conta da pandemia. A festa de São Marcos, de Nossa Senhora do Caravaggio e São João Batista também foram canceladas, assim como outros eventos de grande porte.
“Apesar de tudo, vemos que o movimento de Nova Veneza está voltando devagarzinho. Queremos que as pessoas voltem, mas com um cuidado especial”, ressaltou Susan.