Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Florianópolis tem dois casos de coronavírus confirmados (VÍDEO)

São os dois primeiros casos confirmados da doença em Santa Catarina: um homem que veio dos Estados Unidos e uma mulher oriunda da Holanda

Por Denis Luciano Florianópolis, SC, 12/03/2020 - 15:26 Atualizado em 12/03/2020 - 16:11
Reprodução
Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, confirmou em  entrevista coletiva em Florianópolis, na tarde desta quinta-feira, 12, que Santa Catarina conta com seus dois primeiros casos de coronavírus. "Temos dois casos confirmados e outros sendo investigados. Até hoje, havia 62 casos suspeitos", afirmou.

O Laboratório Central (Lacen) apurou resultados positivos para coronavírus em dois casos em Florianópolis: um homem de 34 anos e uma mulher de 28 anos. Nenhum dos dois é da Capital. Ele veio dos Estados Unidos, esteve em Nova York faz 14 dias, e ela é brasileira que vive na Holanda e veio do país europeu com os sintomas. Ambos estão em isolamento residencial. Zeferino confirmou que o Lacen está apto a realizar todos os testes. "Não há necessidade de contraprova. Vamos encaminhar boletim ao Ministério da Saúde e informaremos esses dois casos positivos", detalhou. Zeferino reforçou que não se tratam de casos locais. "Os dois são dos chamados importados, pessoas que vieram de outras regiões, estão em Florianópolis e aqui foram testados por sintomatologia e foram diagnosticados", informou. 

"Passamos de um estágio de monitoramento diário a ações que começam a ser planejadas. Avançamos para desenhos de cenários para, então, estabelecer ações específicas", afirmou. Ele está reunido com o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), articulado na Defesa Civil estadual. "O governador Carlos Moisés convocou para sábado, 9h, aqui mesmo na Defesa Civil, uma reunião com diversas secretarias para estabelecer futuras ações", apontou. Moisés assinou decreto nesta quinta que estabelece medidas de emergência para conter o avanço do Covid-19 em Santa Catarina. "As recomendações seguem as mesmas, etiqueta respiratória, lavar as mãos, utilizar álcool gel sempre que não for possível lavar as mãos com frequência", observou.

Zeferino prevê a possibilidade de isolamento e quarentena de pacientes e até contratação emergencial de bens e serviços, conforme a evolução do coronavírus no Estado. "Quem tiver sintomas gripais, de tosse, febre, dor de garganta e dificuldade respitarória, evite circular por locais de concentração pública, e se restringir às residências", destacou.

Assista a entrevista coletiva no vídeo abaixo:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito