Dando sequência ao Calendário Permanente de Formação Continuada, projeto executado pelo Governo Municipal de Içara desde o início do ano, a coordenação da Educação Especial realizou mais uma formação com os profissionais do município. Desta vez a capacitação foi destinada aos auxiliares de sala do ensino fundamental. Profissionais estes que atuam com crianças que possuem deficiências ou diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
No primeiro momento, a ação foi conduzida pela coordenadora comercial da Universidade Norte do Paraná (Unopar), Geiza Resende Farias Teza. A formação teve o objetivo de levar os auxiliares a refletirem sobre sua formação, questionando se estão de acordo com seu propósito de vida.
No segundo momento, as atividades foram desenvolvidas com o objetivo de capacitar os profissionais, ampliando ao máximo a visão de uma cultura de inclusão que ultrapasse os limites da escola. Temas específicos como a compreensão, a forma de atuar com alunos com deficiência intelectual, visual e autista também foram abordados.
A coordenadora da Educação Especial do município, Ana Satie Takayama, destacou o empenho dos envolvidos. “Nossa equipe vem se aperfeiçoando. Abrimos a tarde com uma reflexão sobre a formação e a atuação dos estagiários. O compromisso de cada um com seus próprios valores, objetivos pessoais e com o trabalho que desempenham foram alguns dos assuntos abordados”, reforçou a coordenadora.