Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Forquilhinha traça estratégias de atendimento para os futuros casos de coronavírus

Profissionais foram orientados sobre como proceder em casos de suspeita ou confirmação do CoVid-19.

Por Redação Forquilhinha - SC, 15/03/2020 - 18:01 Atualizado em 15/03/2020 - 18:01
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Vigilância Epidemiológica de Forquilhinha, por meio da Secretaria de Saúde, reuniu as equipes de todas as unidades de saúde, Pronto Atendimento e do Caps nesta sexta-feira, 13, para reforçar as estratégias disponibilizadas aos profissionais de saúde do município há duas semanas. As estratégias são referentes ao plano de contingência do Ministério da Saúde para organizar o fluxo de atendimento quando houver casos suspeitos ou de confirmação de coronavírus (CoVid-19).

A questão tem sido amplamente discutida pelos profissionais da saúde. "Os casos suspeitos ou já confirmados no nosso país ainda estão ligados aos pacientes com sintomas gripais que estiveram recentemente no exterior. Nessa situação haverá uma avaliação médica específica com coleta de material para a realização de exames", declara a enfermeira responsável pela Vigilância, Giseli Scandolara Bosa.

Para os casos suspeitos, além da avaliação médica e realização de exames, o paciente será notificado para ficar em isolamento domiciliar de 14 dias para evitar o contato e a propagação do vírus à população. "Ainda não há vacina e nem medicação, por isso precisamos adotar as medidas não farmacológicas para combater a epidemia", salienta Giseli.

Os pacientes que estiverem com sintomas de gripe devem utilizar máscaras disponíveis nas recepções das unidades para não contaminar os demais, independente se tratar de coronavírus ou não. "Estamos passando por um momento muito dinâmico, onde surgem novas informações a todo momento e as definições dos casos suspeitos também podem mudar. A população deve evitar as fake news acompanhando as informações dos órgãos oficiais, e seguir os protocolos de prevenção", conclui o secretário de Saúde, Fabricio Ferreira.

Prevenção

A principal forma de prevenção do novo coronavírus CoVid-19 é a higienização das mãos com frequência, com água e sabão ou álcool gel. Também deve proteger a boca ao tossir ou espirrar com o antebraço utilizando a etiqueta da tosse, além de evitar ambientes aglomerados.  

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito