Uma forte onda de calor deixará as temperaturas mais altas na Região Sul em praticamente todo o estado. Porém, lembra o meteorologista, Leandro Puchalski, que este aumento será gradual, sendo que as temperaturas maiores devem ser registradas no próximo fim de semana.
Ele fala que durante parte da semana, Criciúma e região terão um calor dentro do normal para a época, em que muda com o passar dos dias. “Teremos temperaturas bem maiores, principalmente no fim de semana. O calor começa nos países vizinhos, pegando Paraguai, Argentina, a região do Uruguai e entra no Brasil pelo Rio Grande do Sul, onde deve ter neste começo de semana temperaturas bem elevadas. Em Santa Catarina este processo é gradativo. Durante a semana vai subir, mas dentro do que estamos acostumados”, salienta Puchalski.
A onda de calor ocasionará temperaturas elevadas nos territórios uruguaio e argentino que devem sofrer a pior onda de calor. “Marcas históricas também podem ser alcançadas no Rio Grande do Sul”, aponta o MetSul Metereologia, que chama a onda de calor de "excepcional e incomum".
A Defesa Civil de Santa Catarina também já emitiu alerta na manhã desta segunda-feira. “Nas tardes de sábado, 15, até quinta-feira, 20, a previsão é de que as temperaturas máximas fiquem acima de 30ºC em praticamente toda Santa Catarina e próximo aos 40ºC em algumas cidades do Extremo Oeste, Litoral, Baixo e Médio Vale do Itajaí”, ressalta o órgão.
A previsão aponta que Criciúma deve ter máxima de 29ºC nesta segunda-feira, elevando a temperatura de forma gradual no decorrer da semana. “Na terça-feira, 32ºC; quarta-feira, 34ºC. Na sexta-feira e no fim de semana, é que esperamos temperaturas mais altas, entre 38ºC e 40ºC”, conclui Puchalski.