O fórum parlamentar em defesa das universidades comunitárias começou com resultados positivos após o encontro na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), na tarde dessa quarta-feira (29). O deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) e a reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e presidente do Sistema Acafe, Luciane Ceretta, falaram sobre o saldo da reunião no Plenário desta quinta-feira (30).
"O resultado foi altamente positivo porque contou com a presença de 23 dos 40 deputados estaduais. Muitos dos quais não estavam presentes justificaram a sua ausência na agenda. Primeiramente, deve-se destacar o quórum altamente representativo", afirma o parlamentar. "Os reitores das universidades comunitárias todos presentes e uma presença massiva de estudantes da comunidade acadêmica. Isso fez com que a Assembleia Legislativa vivesse um dia histórico", acrescenta.
De acordo com o deputado, o próximo passo é iniciar visitação em cada uma das instituições nos mesmos moldes do encontro realizado na Alesc. "Em breve, estaremos na Unesc também para fazer a mobilização de defesa das universidades comunitárias para que, ao longo deste mandato, nós possamos avançar com políticas públicas de fortalecimento desse modelo para que continue cumprindo a sua missão e vocação histórica que é oportunizar a mais pessoas o direito de sonhar", destaca Bernardes.
Para a reitora, o fórum tem um papel muito importante nas universidades em relação ao seu desenvolvimento e permanência. "Além dessa conexão e desse motivo de engajamento de todos nós, o fórum marca um novo momento para as instituições comunitárias de ensino superior, na medida em que nós temos na Alesc um ponto de apoio, de diálogo e de definições. Nós temos um lugar onde podemos buscar essa interlocução com a Assembleia Legislativa, que representa a população catarinense", salienta Luciane.