Nesta terça-feira (25) e quarta-feira (26), a Abadeus realiza a quarta edição do Fórum Internacional de Inovação Social, que acontece hoje a partir das 19h no Auditório Jorge Zanatta da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Amanhã, quarta-feira o evento recomeçará às 8h da manhã, também no mesmo local.
Em entrevista, a Diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, destacou a importância da inovação social como uma estratégia fundamental para o desenvolvimento social e econômico. "A inovação tradicional deixou de ser uma tendência para se tornar uma necessidade", afirmou. Shirlei enfatizou que a crescente vulnerabilidade da população, evidenciada pelo Cadastro Único da Assistência Social, demanda uma abordagem inovadora que vá além da assistência.
"Precisamos gerar oportunidades e reposicionar aqueles que dependem de benefícios assistenciais. A inovação social democratiza o acesso e traz consigo a cultura de empreendedorismo, ciência e tecnologia, criando um leque de oportunidades", explicou Shirlei. Ela também destacou a relevância da inclusão digital: "Como teremos cidades inteligentes se não trabalharmos a inclusão digital e a transformação digital?".
O Fórum, que terá a presença de especialistas do Unicef, da Natura e de Portugal, discutirá soluções inovadoras e modelos de negócios que priorizam tanto o lucro quanto o impacto social. "A economia pelo lucro já não faz mais sentido. Devemos focar na criação de impacto social como oportunidade econômica", disse.
O evento contará com a participação de renomados palestrantes, como Carlos Azevedo, da Universidade Católica de Portugal, e o Dr. Benedito Rodrigues, consultor internacional do Unicef, que abrirá o evento hoje às 19h. "Estamos com quase 500 inscritos, o que demonstra a preocupação e o compromisso da sociedade com a sustentabilidade e a transformação social", ressaltou Shirlei.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link:
Para mais detalhes da entrevista ouça aqui: