Eleito com mais de 52 mil votos em outubro, o novo prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola (PSD), tomou posse do município na tarde desta quarta-feira (1°), ao lado de seu vice, Salésio Lima, em uma cerimônia realizada no Teatro Elias Angeloni. A partir das 17h, o evento, que contou também com a presença do ex-prefeito Clésio Salvaro, que passou a faixa para seu sucessor, apoiado durante as eleições.
Além de passar a faixa, Salvaro, que governou Criciúma por três mandatos, 2009-2012 e 2017-2024, falou pela primeira vez como ex-prefeito, e se despediu do município. "Hoje, a cidade de Criciúma, o governo de Clésio Salvaro e Ricardo Fabris, entrega para o Vaguinho e o Salésio uma situação totalmente diferente. Com mais de R$ 200 milhões em caixa para investimentos, mais de R$ 40 milhões em recursos livres", comenta. "Espero ter deixado um pouco de mim para cada um dos 240 mil criciumenses, porque, certamente, vou levar para a minha vida um pouco de cada um no meu coração", finaliza.
No seu discurso de posse, o novo vice-prefeito, Salésio Lima, agradeceu lideranças do partido. "Vocês nos ensinaram o jeito certo de fazer a política. Nós somos eternamente gratos", destacou. Salésio ainda contou que irá ser participativo no governo. Não serei o vice de gabinete. Quero ser o vice que olha as necessidades do povo criciumense e que possa chegar no teu gabinete e entregar as demandas, para que nós, juntos, com toda a equipe, podemos realizar aquilo que o povo tanto anseia e espera", promete.
No principal momento do evento, Vaguinho elogiou o governo de Salvaro e falou que o governo anterior foi o mehor da história de Criciúma. Vamos fazer um governo histórico, fazer ainda mais é a nossa obrigação, porque a cidade já está no rumo certo. O Salvaro mudou, e agora é a nossa hora de continuar essa transformação pela nossa cidade", avalia o novo prefeito criciumense. No final do primeiro ato como prefeito, Vaguinho agradeceu os votos, mas garantiu que vai governar para todos. "Faço questão também de agradecer a cada um que trabalhou conosco pra chegarmos até aqui, mas também a todos que não votaram. Porque como bem disse, nós seremos prefeitos de todos os cristianenses", termina.
Neste primeiro dia do ano, também assumiram os 17 vereadores eleitos para o mandato 2025-2028. Relembre os nomes:
- Giovana Mondardo (PCdoB) - foi a presidente da sessão solene
- Nícola Martins (PL)
- Obadias Benones (PL)
- Juarez de Jesus (PL)
- Gorete Correa Boaroli (PSDB)
- Ademir Honorato (PL)
- Dr. Luiz Fontana (PL)
- Marcio Daros da Luz (PSD)
- Amaral Bittencourt (PSD)
- Neto Uggioni (PSDB)
- Marquinho Machado (MDB)
- Miri Dagostim (PP)
- Aldinei Potelecki (Republicanos)
- Neri Xavier (União)
- Daniel Cipriano (PSDB)
- Geovania Benedet Zanete (secretária da Educação)
- Dudi Sônego (secretária de Assistência Social) - foi a secretária da sessão