A Fundação Municipal de Meio Ambiente de Treviso (Funtrev) receberá R$ 250 mil, por meio de um processo do Ministério Público Federal. A verba será destinada para o Projeto Data, que desenvolverá um estudo técnico e socioambiental no município, com área de atuação na bacia do Rio Mãe Luzia, que está poluído desde a década de 40, devido à atividade de mineração na região.
De acordo com o engenheiro ambiental do Funtrev, Vinícius Pasquali, essa verba permitirá à Fundação a aquisição de equipamentos de ponta, sendo uma das mais modernas do Estado. "Com essa destinação, vamos transformar a nossa fundação uma das mais bem equipadas do Estado", afirma.
Pelo Projeto Data, serão encaminhados relatórios mensais ao Ministério Público sobre a qualidade da água do rio. "O projeto visa fazer monitoramento e acompanhamento da qualidade da água e da área de preservação permanente do Rio Mãe Luzia. O rio foi contaminado por muitos anos, principalmente pela questão da mineração, mas também de efluentes domésticos e agrícolas", destaca Vinícius.
Serão 12 meses de acompanhamento, feitos com equipamentos de última geração. "A aquisição de equipamentos ajuda os técnicos na função de fiscalização. Poderemos visualizar as melhorias na qualidade da água. Vamos adquirir sonda, drone, estação eteorológica, equipamento topográfico, computadores e tudo mais", acrescenta o engenheiro.
A intenção é até o começo de janeiro fazer a licitação para a compra dos equipamentos, que pode ser feita ainda na segunda quinzena de fevereiro. As ações no rio Mãe Luzia devem começar em março do ano que vem.