É oficial: o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, que engloba sete municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, passa a ser reconhecido pela Unesco como um território de relevância geológica internacional. Além disso, a área também passa a integrar a Rede Global de Geoparques (Global Geoparks Network (GGN). A chancela é resultado de um trabalho árduo, idealizado por várias pessoas que sonharam com essa conquista. O anúncio, que ocorreu diretamente de Paris, na França, foi transmitido ao vivo pelo portal 4oito e a rádio Som Maior.
Veja também:
Em entrevista à rádio Som Maior, Henrique Maciel, presidente da Santur e ex-prefeito de Praia Grande, considera o momento histórico para região. "É um território realmente abençoado por Deus, que nos dá essa condição. Santa Catarina recebe mais um título, com suas belezas naturais e potencial turístico. Nós havemos, sim, de fazer que esse momento seja importante para agregar todos os contextos, fomentando a economia e gerando emprego e renda. O estado vive um novo momento, novo ciclo e nova era", comenta.
O atual presidente da Santur foi uma das lideranças que esteve à frente do projeto, em busca deste reconhecimento pela Unesco. “Eu me apeguei nessa pauta. Já tínhamos uma economia consolidada na agricultura, mas precisávamos de algo a mais. Uma nova fonte de renda para que pudéssemos desenvolver Praia Grande e toda a região. Eu tirei da gaveta uma ideia que estava praticamente arquivada, desacreditada, e apostamos todas as nossas fichas no Geoparque. Foi aí que demos os primeiros passos”, enfatiza Maciel.
Eu tirei da gaveta uma ideia que estava praticamente arquivada, desacreditada, e apostamos todas as nossas fichas no Geoparque. Foi aí que demos os primeiros passos", Henrique Maciel, presidente da Santur
E ele sonha alto. “Nós teremos aqui uma futura EcoDisney”, almeja o presidente da Santur. “Essa é a expectativa que está sendo criada. Isso tudo se deve a um relacionamento que nós estabelecemos com o Governo Federal, onde tivemos várias vezes fazendo essa conexão e trabalhando para a concessão dos parques. Realmente, é uma nova era, que iniciou em 2017. Também tivemos a chegada do governador Moisés, que veio consolidar tudo isso com esse pacote de obras que são fundamentais para receber todo o desenvolvimento. Uma verdadeira explosão", detalha.
Porta de entrada para o turismo
Mané Ferrari, presidente do Conselho Estadual de Turismo e ex-presidente da Santur, também esteve presente nesta manhã, durante a transmissão ao vivo e in loco do portal 4oito e rádio Som Maior em Praia Grande. “Uma das minhas primeiras vindas a campo, foi aqui. Estive no município para assinar, lá em cima, esse ato, a concessão. O Henrique e a Helen Becker foram grandes batalhadores”, afirma, durante a entrevista ao jornalista Adelor Lessa. “O Sul é a porta de entrada do turismo em Santa Catarina. Temos que valorizar”, complementa.
O Sul é a porta de entrada do turismo em Santa Catarina. Temos que valorizar”, Mané Ferrari, presidente do Conselho Estadual de Turismo
O jornalista Adelor Lessa também entrevistou na manhã desta quinta-feira, o ex-governador e ex-secretário de Turismo, Leonel Pavan, que estava à frente da Pasta no início do processo de criação do Geoparque. "Hoje, Santa Catarina tem que se orgulhar da nossa riqueza, história e o quanto representa o turismo da Serra, dos cânions, quando muita gente não dava tanto valor. Nós somos sede de um Geoparque. Virão pessoas de vários lugares do mundo. Restaurantes, hoteleria e visitações vão aumentar. Estou muito orgulhoso por estar acontecendo isso no dia do hoje" , disse.
O Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul abrange os municípios de Cambará do Sul, Mampituba e Torres, no Rio Grande do Sul; Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande, em Santa Catarina. O território atinge uma área total de 2.830 km2 e cerca de 74 mil habitantes.
Indústria a nível internacional
Para o prefeito de Praia Grande, Elisandro Pereiro, o Fanica, a conquista traz uma indústria a nível internacional à região. “Reconhecemos o nosso potencial turístico no início da gestão passada, do Henrique, que colocou a bandeira do turismo embaixo do braço. Naquele momento, a gente ainda estava necessitando de infraestrutura e, na verdade, corremos atrás, mas a partir do momento que o governador assumiu, isso tem melhorado bastante. Agora, vamos colher os frutos com esse reconhecimento”, enfatiza.
Beto Biava, presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e prefeito de Timbé do Sul, admite que há muito o que comemorar com o reconhecimento. "Nós estamos ganhando uma grande indústria no Estado Santa Catarina, em especial nós, que fazemos parte do Geoparque. Foi plantada uma semente lá atrás e vamos começar a colher os frutos agora. É uma conquista muito importante. Estamos muito felizes", comenta.
Ferramenta de desenvolvimento
Para Helen Becker, coordenadora de Turismo da Amesc, o reconhecimento será importante para o desenvolvimento do Sul. "O sentimento é de pertencimento e de gratidão por todos que passaram e deram sua contribuição construindo esse projeto que agora é realidade. Parabenizo todos os envolvidos. Para a nossa região, os trabalhos estão apenas começando. É muito importante estarmos falando uma lingua só. Existe todo um trabalho de sensibilização para o Poder Público com visitas a campo. Temos roteiros formados. Precisamos estar envolvidos também com as instituições de ensino para fazer um trabalho integrado" , enfatiza.
O sentimento é de pertencimento e de gratidão por todos que passaram e deram sua contribuição construindo esse projeto que agora é realidade. Parabenizo todos os envolvidos", Helen Becker, coordenadora de Turismo da Amesc
Gestão do Geoparque
O Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul é responsável pela gestão do Geoparque e a equipe técnica é formada por representantes de todos os municípios. O sistema atua na construção de estratégias sólidas para promover a conservação da natureza, a educação e o turismo sustentável, trabalhando em parceria com instituições públicas e privadas.
O presidente do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul e prefeito de Torres, Carlos Souza, falou sobre a importância deste reconhecimento à região durante a cerimônia da Unesco. “Essa conquista é resultado de uma trajetória de mais de 15 anos de trabalho. Estamos aqui representando a dedicação de muitas pessoas que sonharam com esse momento. Celebramos a conquista de novas oportunidades e comemoramos o poder da educação que transforma. Também celebramos o conhecimento que desperta a importância da conservação e do turismo sustentável. Seguimos lutando juntos e entregando o melhor todos os dias, em prol do desenvolvimento do nosso Geoparque”, pontua.
A transmissão oficial da Unesco teve início por volta das 9h, mas somente no fim da manhã, os Caminhos dos Cânions do Sul receberam oficialmente o reconhecimento do órgão. Isso porque, dos 18 projetos avaliados em 2021, oito foram aprovados, sendo dois geoparques brasileiros. Os outros seis ficam na Europa: Rise (Alemanha), Platåbergen (Suécia), Mëllerdall (Luxemburgo), Buzău Land (Romênia), Salpausselkä (Finlândia) e Kefalonia-Ithaca (Grécia). Todos foram contemplados na mesma ocasião.
"Depois de tanto tempo de trabalho e dedicação, a muitas mãos e com as bênçãos do nosso grande arquiteto do universo, que desenhou essa natureza de grande relevância mundial. E nós, que soubemos aproveitar tudo isso e colocar Praia Grande e os outros três municípios de Santa Catarina e os de Rio Grande do Sul, que possamos transformar isso em benefícios para a comunidade, qualidade de vida, geração de renda e fomentar o turismo no estado e no Brasil. Realmente, hoje, é a realização de um sonho que lá atrás não passavámos de um bando de malucos" , comemorou, emocionado, o presidente da Santur, Henrique Maciel, após o anúncio oficial.
Atualmente, o Brasil possui três Geoparques, sendo o primeiro deles o Araripe, no Ceará, reconhecido em 2006, e agora os Caminhos dos Cânions do Sul e o Geoparque Seridó, no Rio Grande do Norte, que receberam o título ao mesmo tempo nesta quinta-feira.