Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Geoparque da UNESCO, uma grande conquista para Praia Grande

Caminhos dos Cânions do Sul aguarda título que o incluirá no grupo dos Geoparques Mundiais

Por Giovana Bordignon Praia Grande, SC, 02/04/2022 - 08:05 Atualizado em 02/04/2022 - 09:42
Foto: Arquivo CPRM
Foto: Arquivo CPRM

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, de Praia Grande, receberá uma chancela de Geoparque Mundial da UNESCO. O título será entregue em um evento digital de boas-vindas aos novos Geoparques Mundiais que acontecerá no dia 21 de abril. O evento simboliza a entrega do selo que classifica a região como um destino de interesse internacional.

O secretário de Turismo de Praia Grande, Jorge Scandolara, contou, em entrevista ao programa Conexão Sul da Rádio Som Maior, que a conquista foi o resultado de uma batalha de 15 anos. Com a concretização desse título o parque entra na rede mundial de geoparques, ganhando mais visibilidade, investimentos, turistas, procura internacional, investimentos do próprio Estado e atração de várias universidades, ressaltando o foco do Geoparque, que é a educação.

Parques de sete municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina formam o consórcio Geoparque e tal título tornará o Caminhos dos Cânions o segundo Geoparque do Brasil. “Um dos principais pilares do Geoparque é a educação, o trabalho que foi feito em todas as escolas dos sete municípios integrantes do consórcio. Outro pilar é o turismo, com base na sustentabilidade e na conservação do patrimônio geológico”, comentou Scandolara.

Atualmente, existem 169 Geoparques no mundo em 44 países. No Brasil, apenas um reconhecido até o momento: o Geoparque Araripe, no Ceará. O território dos Caminhos dos Cânions do Sul pode ser classificado como o segundo geoparque brasileiro, junto com o Geoparque Seridó, do Rio Grande do Norte, que também recebeu a missão de avaliação em 2021 e aguarda a chancela.

O secretário também espera que o título faça com que a gestão do atual governo finalize essa obra e que seja entregue uma nova licitação. “Isso vai aumentar e muito o fluxo e vai destacar ainda mais essas belezas que hoje carecem disso tudo”, acrescentou

Avaliação da UNESCO

Em novembro de 2021, o Geoparque recebeu dois avaliadores representantes da UNESCO que percorreram todos os municípios do território e estiveram em contato com representantes das comunidades, lideranças públicas, equipe técnica e pesquisadores. O objetivo da avaliação foi verificar se o trabalho realizado neste território cumpre os requisitos para o título de Geoparque Mundial da UNESCO, entre eles: visibilidade, atuação em rede com outros geoparques, estrutura de gestão, atividades educacionais, culturais e de pesquisa científica, além da relevância geológica.

O relatório produzido pelos avaliadores foi positivo e recomendou o reconhecimento do território como um Geoparque Mundial, indicação que foi aprovada por unanimidade na reunião do Conselho de Geoparques da UNESCO em dezembro do ano passado. A decisão agora precisa ser endossada durante a 214ª sessão do Conselho Executivo da UNESCO que acontece no dia 13 de abril, o último passo do processo de chancela que culmina no evento de boas-vindas.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito