Mais de R$ 100 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) serão destinados para municípios de Santa Catarina. O anúncio será feito nesta quinta-feira pela manhã, em reunião do governador Carlos Moisés com representantes das associações regionais, em Florianópolis.
"Essa é uma ação do FNDE. São recursos significativos, tem municípios do sul incluídos", confirmou o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, em visita à Rádio Som Maior no fim da tarde desta quarta. "São recursos a serem investidos na educação e queremos dar celeridade. O governador entregará como um presente, são recursos disponíveis que devem ser usados para a educação", explicou.
Em um segundo momento, nos dias 4 e 5 de junho, representantes do FNDE estarão em contato direto com gestores municipais de educação e prefeitos para explicar a forma de acesso aos recursos e a necessidade de elaboração de projetos. "Esses recursos já estão em conta, e com os projetos as cidades podem ter acesso", detalhou Uggioni.
O secretário cumpriu agenda intensa ao longo do dia na região. Pela manhã, esteve na escola Miguel Giacca, no Rio Maina, entregando uma sala tecnológica. À tarde, participou de um ato em Nova Veneza e depois coordenou uma reunião com os 60 diretores de escolas da região carbonífera. O dia termina com uma palestra na Unesc.
Ele tratou, ao longo do dia, das pautas prioritárias para a sua gestão. "Diminuir a evasão e melhorar as notas, aumentando o interesse", afirmou. "Tudo o que a gente faz no Ensino Médio, fazemos no Fundamental, para que iniciemos esse processo lá no comecinho", concluiu.
Ouça a entrevista do secretário de Educação no podcast.