O governador Jorginho Mello (PL) acompanhou a situação da chuva em Santa Catarina, na manhã desta sexta-feira, 3, na sede da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), em Florianópolis. Ele lamentou a morte de um homem de 61 anos que teve o carro arrastado pela correnteza, em Ipira.
Jorginho reforçou que as equipes do Governo do Estado estão mobilizadas para prestar todo o atendimento necessário à população atingida nos municípios. As regiões mais afetadas são o Sul Catarinense, o Oeste e o Extremo Oeste.
“Estamos atentos à situação da chuva em Santa Catarina, não desviando o olhar em momento algum. Infelizmente, uma morte foi confirmada e, ao lamentar a perda de uma vida, a gente pede que as pessoas fiquem vigilantes, se informem sobre os alertas e adotem as medidas de proteção recomendadas pelos órgãos do Governo do Estado. A nossa Secretaria de Proteção e Defesa Civil está trabalhando diariamente em conjunto com os municípios. O estado tem pessoas desalojadas e desabrigadas, mas estamos dando todo o suporte”, afirmou.
Segundo o relatório emitido pela Secretaria, até o momento, em decorrência das fortes chuvas, há registro de uma pessoa ferida, em Caçador. Cabe ressaltar que existem informações de ocorrências que ainda não foram reportadas para a SDC pois as equipes técnicas estão em atendimento nos municípios.
Quanto aos danos e prejuízos, pelo menos 155 pessoas estão desalojadas e 26 desabrigadas, sendo que 33 municípios registraram ocorrências e, destes, três decretaram situação de emergência, Araranguá, Praia Grande e São João do Sul. Equipes do Governo do Estado seguem trabalhando de maneira integrada para prestar a assistência necessária à população atingida.