Com o impacto econômico causado pela pandemia de Covid-19, e a crescente demanda de algumas áreas, o Governo Municipal de Siderópolis, através da Secretaria de Educação e Secretaria de Assistência Social, criou um programa voltado às famílias carentes, com o intuito de ajudá-las a obter uma renda maior e estável. O projeto é uma iniciativa inédita do Município.
O programa denominado 'Capacitar para mudar' oferta cursos gratuitos de capacitação profissional em diferentes segmentos, e já está na segunda fase. Inicialmente foram realizadas as inscrições e seletivas. Nessa sexta-feira, dia 8, o prefeito Franqui Salvaro assinou o contrato com a empresa Instituto Mix, vencedora do processo licitatório.
"A ideia deste programa é capacitar, qualificar e atualizar os trabalhadores em sua capacidade, para que eles possam estar e ser inseridos no mercado de trabalho. Queremos proporcionar essa inclusão social e a geração de emprego", afirmou o prefeito. Cerca de 80 pessoas,a partir de 16 anos, serão beneficiadas com os cursos de qualificação.
Os cursos disponibilizados à população estão voltados para os segmentos da beleza, administração, farmácia, informática básica ou avançada (para aqueles que já tem o conhecimento básico) e elétrica. Os cursos ocorrem semanalmente no formato presencial. As aulas de informática e outras 20 opções tecnológicas também terão uma plataforma interativa.
"Fazia muito tempo que não víamos no município um projeto com essa proporção, voltado para diversos cursos, voltado para a população com foco em qualificação profissional e com essa preocupação de fato", disse o gestor/franqueado Matheus Oliveira de Bem, que complementou enfatizando que a oportunidade para muitos dos que estarão participando tem um contexto emocional.
"Talvez algumas dessas pessoas tiveram que sustentar a família desde cedo, e não conseguiram concluir os estudos, então para essas pessoas batalhadoras, guerreiras, talvez seja uma oportunidade de buscarem algo a mais. Tenho fé que com esse projeto poderemos mudar a vida dessas pessoas", pontuou o gestor. O projeto também prevê uma formatura ao final dos cursos.
Durante o ato de assinatura estiveram presentes também o vice-prefeito, Adriano Teixeira, a gestora municipal de Convênios, Ivana Levati e o secretário de Educação, Méricles Rossa.