O Governo do Rio Grande do Sul anunciou na quinta-feira, 2, a permissão da retomada do público em eventos esportivos. Conforme o vice-governador e Secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, a medida se deu pelos resultados positivos que o Estado vem tendo no enfrentamento da pandemia do coronavírus. Cerca de 88.8% da população adulta já está vacinada com a primeira dose no território gaúcho e 46.9% com o esquema de vacina completo, ou seja, com as duas doses.
Inicialmente, a liberação será com o limite de 40% da capacidade de cada setor de arquibancada. Todavia, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) permite aval para torcedores irem aos jogos dos Brasileirão, apenas quando todos os locais de time envolvidos permitirem o retorno. Sendo assim, neste tipo de competição não está autorizado.
Ainda de acordo com o vice-governador, houve uma redução de 59% dos óbitos registrados no Estado por Covid-19, de julho para agosto. A taxa de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é de 57.4% e além disso, esta é a terceira semana que Rio Grande do Sul não recebe qualquer alerta para o vírus nas 21 regiões que o compõe.