Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Greve dos mineiros pode acabar nesta quinta-feira

Siecesc apresenta contraproposta que será avaliada em assembleia dos trabalhadores

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 09/02/2022 - 18:25 Atualizado em 09/02/2022 - 18:32
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A greve dos trabalhadores das minas de carvão, que começou à 0h de segunda-feira (7) poderá ter seu fim determinado nesta quinta-feira (10). Uma assembleia foi convocada pelo comando de greve para às 13h30min na Associação dos Mineiros de Siderópolis, envolvendo a categoria de toda a região.

Em reunião entre as partes na tarde desta quarta (9), o Sindicato da Indústria do Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc) encaminhou uma nova proposta. "Fomos procurados pelos empresários, conseguimos enfim depois de tanto tempo sentar com eles, eles trouxeram uma proposta, houve avanço", reconheceu o presidente do Sindicato dos Mineiros de Criciúma, Djonatan Elias, o Pirigueti. "Pode sim acabar a greve", afirmou, em entrevista à Rádio Som Maior.

"Não é o que os trabalhadores estavam pedindo mas como a última assembleia deliberou que qualquer proposta ofertada seria discutida entre trabalhadores. Conseguimos avançar muito nas cláusulas sociais, coisas que há anos estavam no rol de reivindicações, na equiparação salarial, lanche e outras", antecipou sem entrar em detalhes. "Queremos debater isso com o trabalhador", acrescentou.

O sindicalista afirmou que houve um acréscimo na proposta de pouco mais de 2% inicialmente apresentada, mas não chegou aos 4% de ganho real solicitados pelos trabalhadores. "Deram uma melhorada, não é o que o trabalhador estava pedindo", apontou. "A estratégia do comando de greve, com mais de 80 dirigentes sindicais, foi apenas convocar e adiantar que há uma proposta e que eles devem se manifestar na assembleia", emendou.

Os representantes dos trabalhadores informaram, ainda, que respondem na noite desta quarta ao pedido de ilegalidade da greve encaminhado pelo Siecesc ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT). "Temos a ação que expira no fim da tarde o prazo para informar o número de trabalhadores para a desembargadora, vamos fazer uma defesa contrária à que pede a conclusão da assembleia, defender que nossas assembleias são sempre dentro dos trâmites", finalizou.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito