O deputado federal - agora licenciado - Ricardo Guidi (PSD) toma posse como secretário de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde na próxima segunda-feira (7). À Som Maior, o político criciumense falou sobre planos na pasta e a expectativa para ser o representante da cidade no Governo do Estado.
Ouça a entrevista:
Entre medidas, Guidi quer remunerar pequenos produtores que preservam as suas matas e tem planos para o Sul do estado. Ele também prevê aproximação com outras pastas do governo. A ideia é trabalhar em conjunto com a Defesa Civil, por exemplo, para agilizar licenças de projetos que existe o interesse público, como o desassoreamento de rios.
"Queremos criar um plano de desenvolvimento com base na Transição Energética Justa do carvão mineral, podendo com isso criar uma nova área de desenvolvimento para a região voltada para o consumo de baixo carbono", destaca. Guidi, inclusive, é autor da Lei 14.299/22, que cria o Programa de Transição Energética Justa (TEJ) e apoia o setor carbonífero de Santa Catarina. A proposta foi criada no mandato anterior e foi sancionada em janeiro de 2022.
Confira o Plenário na íntegra: