Mais de 870 mil quilômetros rodados por diversos estados brasileiros e países, tudo sobre uma bicicleta. Neguinho do Asfalto passa a maior parte do tempo de sua vida nos últimos 25 anos sobre duas rodas. E é assim que ele pretende permanecer nos próximos cinco, encerrando a jornada no Canadá.
De Corumbá, no Mato Grosso do Sul, ele cumpre uma promessa feita em 1991, quando ainda tinha 14 anos de idade. Nesta semana, ele passa por cidades da região como Morro da Fumaça e Criciúma. “É uma promessa que fiz porque eu tinha problemas de saúde. Era paralítico e fiz esta promessa que se chegasse a caminhar eu ia rodar 30 anos de bicicleta”, comenta.
Ele revela que nestes 25 anos já utilizou 10 bicicletas e 26 pneus. Entre os países que ele passou pedalando estão Bolívia, Venezuela, Equador, Peru, Colômbia, Chile, Argentina, Paraguai, entre outros. “Eu ia passar direto na BR-101, mas tenho um amigo caminhoneiro daqui que me disse para passar por Morro da Fumaça que o pessoal ia me acolher. Então vim e depois vou seguir para Criciúma. Depois vou rumo à Patagônia, na Argentina”, completa.