Mesmo com muitos estabelecimentos tendo suas atividades suspensas como prevenção ao coronavírus, a Hemosc de Criciúma continua aberta recebendo doações. Apesar disso, há algumas restrições quanto a quem pode doar e quem pode se deslocar até o local para realizar o agendamento.
“A doação não pode parar, precisamos de doadores, mas algumas restrições precisam ser obedecidas porque pensamos na segurança de todos”, declarou a responsável pelo setor de captação do Hemosc de Criciúma, Maria Regina Buttner.
Pessoas que viajaram, ou que tiveram contato com quem viajou, para países do exterior ou para estados e cidades com transmissão interna, como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, não podem doar no momento, ficando inaptos por 30 dias. Além disso, essas pessoas também não devem ir ao hemocentro.
Doadores que tenham apresentado algum dos sintomas do COVID-19 nos últimos 30 dias não podem fazer a doação, e também não devem ir a Hemosc. Está restrito também acompanhantes para quem estiver apto para doar. “Quem puder e vier fazer a doação deve vir sozinho, sem acompanhantes para evitar aglomeração”, destacou Maria Regina.
Os agendamentos para doação também devem ser realizados fora do hemocentro, seja através do site da Hemosc de Criciúma ou por telefone, no 3444-7410.