Em 1989, Jadna Maria de Oliveira precisou acudir o até então noivo, que desmaiou em seu próprio casamento, justamente na hora de dizer o tão esperado “sim”. Agora, em 2021, esse exato momento está retratado na exposição cultural “Eu, tu, elas: moda, famílias e identidades”, do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da Faculdade Senac, à disposição no hall de entrada do Criciúma Shopping para quem queira prestigiar.
E a história não é emocionante apenas por conta da situação inusitada. O ocorrido na vida de Jadna está exposto como uma homenagem feita por sua afilhada, Débora da Silva de Oliveira, que é acadêmica do curso. “Escolhi a madrinha, porque ela é o único laço afetivo e de sangue que atualmente eu tenho com a minha família paterna, já que meu pai é falecido. Carrego ela como se fosse um pedacinho do pai com a gente”, conta.
Para a madrinha, tamanha homenagem foi tão especial, que se enquadra no mesmo nível de importância do seu casamento e dos dias de nascimento de suas filhas. “Ela poderia ter escolhido um monte de gente, mas me escolheu. É algo muito lindo”, completa.
Assim como o casamento de Jadna, outras dez histórias também estão retratadas na exposição. Todas as acadêmicas e acadêmicos vestiram bonecas barbie e ken com os mesmos modelos de vestido de noiva e traje de noivo que seus pais, avós e outros parentes usaram no passado. A mostra fica disponível até o próximo dia 31 de julho, no hall de entrada do Criciúma Shopping.
De forma geral, a exposição tem como objetivo mostrar ao público a importância da moda inserida dentro do contexto familiar. Em sua quarta edição, conforme o professor de Sociologia e Diversidade em Moda, Saimon Coelho, o projeto “Eu, tu, elas” busca resgatar os grandes eventos de casamentos no processo histórico e social, trazendo as famílias como foco principal, como base nos valores sociais e humanos.
Quem decidir prestigiar a exposição, encontrará diversas técnicas de texturas, acabamento, cores e processos produtivos, que deram vida a criações únicas e lindas. “Além da pesquisa, do processo histórico e das práticas ativas em moda, a importância da exposição para os alunos está no valor cultural passado pelo processo de suas hereditariedades”, ressalta o professor.
Para o diretor de Operações, Edmilson Martins, é uma honra abrir as portas do Criciúma Shopping para uma exposição com tantos trabalhos significativos, produzidos com muito carinho e dedicação. “Sempre fazemos questão de apoiar causas importantes e projetos de relevância para a sociedade, como no caso da cultura, que merece todos os espaços para sua divulgação. A exposição está muito bonita, com toda certeza vale a pena visitar”, completa.