Em nota emitida no fim da tarde desta segunda-feira (7), a direção do Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC), unidade referência no atendimento pediátrico para Criciúma e região, anunciou uma providência para mitigar as consequências das várias baixas de funcionários por conta de contaminações pela Covid-19. As férias de funcionários foram temporariamente suspensas, para compensar as baixas.
A direção do HMISC, pelo Instituto Ideas, apurou que somente em janeiro cerca de 35% dos colaboradores ativos entregaram atestados de saúde referentes ao coronavírus.
Confira a nota na íntegra:
O Ideas, organização social gestora do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (HMISC) em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, informa que, em razão do alto número de casos de covid-19 e para garantir o atendimento à população, teve de suspender de forma emergencial as férias dos colaboradores previstas para os meses de fevereiro e março.
Somente no mês de janeiro, 107 atestados de saúde relacionados à covid foram entregues ao Ideas, o equivalente a 35% do total de colaboradores ativos, além dos atestados já entregues neste mês de fevereiro.
Considerando a necessidade de isolamento protocolar destes colaboradores, o Ideas, com o objetivo de continuar atendendo os pacientes que tanto necessitam, não teve outra alternativa que não fosse adotar tal medida.
Nunca antes foi enfrentado tamanho desafio pela rede pública e privada de saúde. O momento é sui generis e, por isso, o Ideas conta com a compreensão de todos.