Até as despedidas fúnebres estão durante impactadas pelas medidas restritivas relacionadas à pandemia de coronavírus em Santa Catarina. Mesmo assim, muitos foram até o Crematório Millenium, em Içara, na tarde desta quarta-feira, 1, para as despedidas ao cabo Ribeiro, da Polícia Militar, que faleceu na última madrugada, em Criciúma, horas depois de ter sido alvejado em ação no Bairro Renascer.
João Batista Figueira Ribeiro, 42 anos, estava com outro colega efetuando a prisão do procurado Fabiano Dozol, 29 anos, quando sofreu dois disparos na cabeça, vindo a óbito posteriormente. O outro PM que participava da ocorrência sofreu tiros de raspão e não corre perigo.
Minutos antes do início da cerimônia de despedida, os presentes no funeral receberam a informação de que o autor dos disparos contra o PM, o criminoso Fabiano Dozol, 29 anos, foi morto em confronto com policiais no Balneário Torneiro, em Jaguaruna.
Confira também - Bandido que baleou PMs em Criciúma é morto
"Podemos hoje enterrar com honras fúnebres o cabo Ribeiro que faleceu em missão honrando o compromisso de defender a sociedade", destaco o tenente coronel Cristian Dimitri Andrade, comandante do 9o Batalhão de Polícia Militar. O comandante-geral da PM, coronel Araújo Gomes, e o comandante da 6a Região de Polícia Militar, coronel Cosme Manique Barreto, participaram das despedidas ao cabo Ribeiro, que deixou esposa e dois filhos. Ele estava na corporação desde 2003.
"Que nós tenhamos saudades do cabo Ribeiro. Tristeza, não. Saudades, sim. Esposa, filhos, mãe, nós militares, quem o conheceu, quem trabalhou, o nosso Batalhão, que possamos nos orgulhar do cabo Ribeiro. Que continuemos a amar mais ainda a nossa farda que é a nossa segunda pele. Esta missão exige de nós", disse, em nome dos presentes, o capelão Valdemar, da PM.
Sub comandante da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Koglin relevou que Cabo Ribeiro foi honrado com a Cruz de Bravura. “Embora nossa função esteja envolta em perigos, sempre saímos de casa pensando em voltar, contudo às vezes somos surpreendidos como foi o Cabo Ribeiro e o seu companheiro. Que os bons exemplos que Ribeiro deixou para nós sirvam para que cada um possa rejuvenescer e seguir adiante”, comenta.
O corpo do cabo Ribeiro será sepultado no fim da tarde no Cemitério do Bairro Brasília, em Criciúma. Ouça, abaixo, entrevista do coronel Cosme Manique Barreto sobre a morte do cabo Ribeiro.