As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da região continuam praticamente lotadas. Os Hospitais de Criciúma, Araranguá, Tubarão, Içara e Laguna estão com os números máximos ou beirando a situação crítica. Os dados são desta quarta-feira, 25.
Hospital São Donato - Içara - 100% de ocupação
Hospital Regional de Araranguá - 85% de ocupação
Hospital Nossa Senhora da Conceição - Tubarão - 100% de ocupação
Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus Passos - Laguna - 100% de ocupação
A situação do Hospital São Donato, de Içara, não é diferente. Com todos os leitos da UTI destinados para a Covid, como da UTI geral, busca a conscientização das pessoas na hora dos atendimentos. "As pessoas tem que se conscientizar. É uma doença coletiva, não tem individualidade", contou o diretor administrativo Júlio de Luca.
Conforme o diretor, a prioridade no atendimento nem sempre é para a covid-19. "A prioridade é para o socorro, para a emergência, para a pessoa que chega infartada, com um AVC. As pessoas que estão procurando atendimento hoje para a covid, que não apresenta sintomas graves, não são emergência. E isso gera confusão e discussão, pois as pessoas querem atendimento, mas as pessoas precisam entender a situação", enfatiza.
Júlio informou que o São Donato contou com funcionários e médicos contaminados, o que sobrecarrega os outros profissionais. "Não encontramos profissionais todos os dias na rua para trabalhar no tratamento da covid-19. As pessoas chegam no hospital e querem ser atendidas, mas também estamos sobrecarregados", contou