Em entrevista ao Programa Ponto Final desta segunda-feira, 30, o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, afirmou que a prefeitura de Criciúma ainda busca um acordo com a administração do Hospital São José para uma parceria envolvendo o Hospital Santo Augustinho, do Rio Maina. Segundo o secretário, ele, o prefeito de Criciúma Clésio Salvaro e o secretário Estadual de Saúde André Mota Ribeiro estão empenhados em fazer do hospital do Rio Maina uma "filial", podendo dobrar o número de cirurgias do São José.
O secretário Acélio declarou que o hospital Santo Augustinho possa vir a ser, a partir do término do contrato, no dia 2 de setembro, uma ferramenta de retaguarda para os serviços de saúde de Criciúma. Além disso, ele desejou que a unidade "fique como legado para a cidade", prestando um atendimento "bem humanizado".
A casa de saúde foi comprada pelo Governo do município no início da proliferação da Covid-19. Desde o início deste mês, o prefeito Salvaro trabalha por uma parceria federativa para mantê-la aberta. O hospital "teve uma função importante com o Covid e queremos que continue atendendo a nossa população", disse o Acélio.