Em Criciúma, o Hospital São José deverá abrir mais dois leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ainda nesta quarta-feira, 25. Atualmente, no pior momento da pandemia até então, o hospital conta com 10 leitos desativados, devido a falta de profissionais aptos para o trabalho.
“Abriremos hoje mais dois leitos, porque ontem suspendemos as cirurgias eletivas e os procedimentos eletivos no hospital, e tínhamos técnicos de enfermagem capacitados para atender em UTI. Com esse remanejamento de funcionários, abriremos mais dois leitos e, amanhã, possivelmente mais dois”, declarou o diretor técnico do São José, Raphael Elias de Farias.
Segundo Raphael, o hospital conta atualmente com o número mais expressivo de internados desde o início da pandemia. São 93 internações, com todos os 27 leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) ocupados. A expectativa é de que ao decorrer da semana os demais leitos de UTI desativados sejam abertos gradativamente.
Com 100% dos leitos de UTI lotados até então, fora os dois que deverão ser abertos hoje, se um paciente precisar ser internado em terapia intensiva no São José acabará sendo transferido para outro local.
“Há uma central de regulação do estado que faz gerenciamento de todos os leitos de UTI disponíveis no estado. Há um sistema em tempo real que o estado mapeou, e que consegue visualizar todos os leitos disponíveis. Havendo alguma demanda que o hospital precisa e não tenha disponibilidade, localizamos colocamos na central de regulação e, lá, eles vão fazer a transferência para outro hospital, talvez para a nossa região ou de outras regiões de saúde”, explicou.