Que o hábito da leitura contribui para a vida das pessoas em muitos aspectos, todos nós já sabemos. A leitura favorece o aprendizado, aprimora a escrita, funciona como exercício de fixação muitas vezes e claro, estabelece a cultura. Por isso, para incentivar o público que precisa ir ao hospital e as pessoas que trabalham na entidade, os médicos Dr. Albino Souza, pneumologista, e Dra. Elisa Baldassar, médica intensivista, sugeriram à direção do HSJosé que a Instituição tivesse uma biblioteca itinerante. Médicos de especialidades diferentes, mas com uma paixão em comum, a leitura.
E foi com o intuito de incentivar as pessoas a terem hábito da leitura que os médicos apresentaram para direção do hospital o projeto, que foi imediatamente acolhido. A partir de então, o trabalho começou a ser desenvolvido.
"Todos os dias o hospital recebe muitas pessoas, além do quadro extenso de colaboradores. Já existe uma biblioteca dentro da instituição; porém, com livros voltados a área da saúde. A ideia proposta, foi trazer livros de diversos gêneros literários para que as pessoas pudessem ter acesso a todo o momento. Arrecadamos os livros e trouxemos para biblioteca itinerante. Agora, as pessoas que passam por aqui terão, em seu tempo de espera ou de internação, muito conteúdo para absorver. Não tenho dúvida que a leitura irá contribuir com a vida das pessoas", pontua Elisa.
Após uma primeira conversa, o projeto oficial com desenho, medidas, cores, começou, enfim, a ganhar forma. A partir dai, era preciso colocar em produção. A biblioteca foi totalmente desenvolvida dentro do Hospital em sua marcenaria, a pintura também foi realizada na entidade com apoio de serviço próprio.
A biblioteca possui 1,25m de altura, 0,45m de profundidade e 1,40m de largura. Foi idealizada pela arquiteta do hospital Isabel Cristina Taylor Lenczak Zanette. "Foi um projeto especial. Acredito que a leitura está onde menos se espera, ela é a criatividade ou a imaginação, é o mesmo. Só se percebe o valor à vida quando se tem esta chave", comentar a arquiteta.
Para ter acesso a seu interior, onde será o grande segredo desta estante com rodas, é possível abrir duas portas com 2,5 metros de conhecimento e acesso à cultura. Tudo estará à disposição das pessoas que circulam pelo HSJosé na próxima segunda-feira, dia 30.
A Biblioteca Itinerante do HSJosé tem capacidade para aproximadamente 250 livros.
Como irá funcionar
A biblioteca itinerante, como o nome mesmo diz, poderá ficar em qualquer parte do hospital. Todas as pessoas que circulam na entidade, sejam pacientes, acompanhantes, colaboradores ou médicos, poderão ter acesso às literaturas. Não terá nenhum custo para pegar os livros, apenas a responsabilidade de ao terminar a leitura, colocar no local novamente; isso para que outras pessoas tenham acesso aos exemplares também.
O objetivo é fazer com que a cultura seja espalhada dentro da Unidade de saúde e para que as pessoas que acessam o hospital, tenham um pouco de descanso em seus momentos de lazer, desfrutando de uma boa leitura.