O Hospital São José está prestes a receber mais 10 ventiladores mecânicos do governo do Estado. Os equipamentos fazem parte da aquisição feita junto à Veg, empresa de Jaraguá do Sul. A expectativa é de que eles cheguem ainda nesta segunda-feira, 29, em Criciúma.
Os respiradores são fundamentais para a instalação de novos leitos de UTI pelo Sus no município, se necessário. Atualmente, dos 28 leitos disponíveis no Hospital São José para a Covid-19, 14 estão ocupados. Ou seja, 50% da lotação.
O diretor técnico do HSJ, Raphael Elias Farias, tem reunião marcada nesta manhã no hospital. Ele salienta que outros insumos são necessários para a abertura de novos leitos.
"Para abrir leitos de UTI tem que ter algumas condições. Monitores, bombas de infusão. O Estado faz o aporte dos ventiladores, mas não quer dizer que conseguiremos abrir esse total de leitos. Depende de insumos, pessoas, medicamentos, que está tendo dificuldade de compra", disse.
Na última semana, o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, destacou a liberação de 30 respiradores ao município. No entanto, sem equipamento, pessoal ou recursos, eles não foram entregues de imediato, sendo a primeira remessa de 10 aparelhos concluída nesta segunda.
Além de 10 respiradores para o São José, outros 10 serão destinados ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão.