O Hospital São José recebeu a recertificação que mantém a instituição como um hospital Acreditado Nível 3 com Excelência. A conquista certificada pela Organização Nacional de Acreditação-ONA, reforça que o HSJosé é uma instituição focada em melhorar continuamente seus processos, os resultados e sua gestão e que tem como premissa entregar valor, além de buscar oferecer continuamente um atendimento humanizado e de qualidade a quem precisa da instituição.
"O processo de acreditação permeia as etapas de definições de práticas de qualidade sistêmicas, a integração dos processos com mensuração dos resultados e as melhorias aplicadas a partir destes resultados. Ser acreditado com excelência demostra que o hospital tem amadurecido sua cultura de qualidade e segurança e que a melhoria contínua está presente nos processos e na sua gestão", aponta a gerente de Qualidade do HSJosé, Márcia Campos.
De acordo com Márcia, renovar a Acreditação demonstra que as diretrizes definidas e implementadas pelo HSJosé estão sendo mantidas e aprimoradas constantemente e aponta que a instituição está firme no seu propósito de produzir resultados cada vez melhores e destacar-se no contexto da saúde. Toda essa conquista também só foi possível graças ao empenho de todos os profissionais.
"No segmento hospitalar, entregar serviços de qualidade depende muito dos profissionais que estão em contato constante com o paciente. Ultrapassa os limites de possuir equipamentos e tecnologias de última geração, insumos de qualidade e até mesmo estruturas modernas. Sem o engajamento dos múltiplos profissionais do HSJosé, esse processo teria sido apenas um sonho. Esse resultado é fruto de muito empenho, de gente que não mede esforços para que a assistência e seus resultados melhores sejam cada vez melhores", enaltece Márcia.
Comprometimento da equipe
De acordo com o diretor técnico da instituição, Dr. Raphael Elias Farias (CRM-13081/RQE-9915), a recertificação representa o comprometimento de toda uma equipe em prol do atendimento ao paciente com excelência, por meio das melhorias contínuas na qualidade e segurança. "É o reconhecimento da dedicação de cada um, e a garantia de um atendimento seguro e com excelência ao paciente", enaltece o diretor.
A mesma ideia é compartilhada pela diretora geral da instituição, Irmã Isolene Lofi. "Esse momento de recertificação da Acreditação, é mais uma vez a resposta de todos aqueles que são comprometidos com a Instituição e se empenham em fazer o melhor. É fruto de consciência e responsabilidade. Isso nos dá orgulho e a certeza de que quando fazemos bem o que sabemos, os resultados aparecem. Hoje mais do que nunca, temos consciência da importância do trabalho em equipe e do saber compartilhado entre todos", garante Irmã Isolene. "O conhecimento só tem sentido quando compartilhado e dividido, o que gera riqueza, criatividade e muito aprendizado, levando a resultados e conquistas que geram satisfação e alegria a todos que contribuíram. Isso é resultado de processo e trabalho, onde cada um teve oportunidade de se colocar como parte, no dia a dia da sua função. Reforçamos e agradecemos a dedicação diária em prol da vida e da segurança de todos no cuidado", complementa a diretora.
Destaque para os pontos fortes na avaliação
Em um processo de Acreditação como este, é muito comum os avaliadores sinalizarem à organização uma média de 10 pontos fortes. Segundo a gerente de Qualidade do HSJosé, nesta avaliação, registraram e parabenizaram a instituição por 24 pontos, entre eles a modernização e aquisição das tecnologias, gerenciamento dos protocolos, gestão a vista nas diversas etapas da operação, atividades para o desenvolvimento dos profissionais, participação em programas que visam melhorias, melhorias de alguns processos e ações de envolvimento com a sociedade.
"Manter-se no topo costuma ser mais difícil que chegar até lá. É sempre desafiante manter ativa as práticas que foram definidas e implementadas durante o todo o processo de acreditação da organização. Nossa caminhada tende a trilhar pela criação de novas metas e desafios, foco no desenvolvimento e desempenho dos profissionais, avaliação e ações para a cultura de segurança e aprimoramento das medidas de avaliação das práticas assistenciais e seus desfechos. De modo geral, é importante cumprir com os requisitos estabelecidos no manual, no âmbito de segurança (atendimento seguro e de qualidade), inter-relacionamento dos processos (acompanhamento, avaliação dos resultados) e maturidade organizacional com promoção da melhoria contínua", finaliza Márcia.