Dando continuidade as ações de prevenção contra o coronavírus, o Governo de Içara publicou nesta quarta-feira, 18, dois decretos. O Decreto nº 036/2020 que dispõe sobre as medidas para enfrentamento de emergência sobre o novo vírus, e o nº 037/2020 que declara em situação anormal, caracterizada como situação de emergência e que dará outras providências.
De acordo com o prefeito Murialdo Canto Gastaldon, o objetivo é continuar no trabalho de prevenção ao vírus. “Nossas equipes seguem trabalhando e atenta a todas as novidades que surgem. Buscamos alternativas para que a população também se previna e cuide da sua saúde”, destacou.
Sobre as medidas tomadas pelo Governo Municipal, estão a suspensão de serviços realizados no Paço Municipal, exceto os trabalhos essenciais, além de paralisação nas secretarias, exceto na Secretaria de Saúde e Defesa Civil, que continuam se informando para trazer informações a toda a população içarense.
Por conta da pandemia de coronavírus, fica declarada a existência de situação anormal provocada, sendo assim, confirma-se a mobilização de toda a estrutura de saúde do Município e demais ações de suporte (vigilância epidemiológica; vigilância sanitária; Defesa Civil; Departamento de Trânsito; e secretarias administrativas) e autoriza-se o desencadeamento do Plano Emergencial de Resposta aos eventos que desdobram em razão da pandemia instalada no país.
Para ajudar a população que necessite de algum serviço urgente, alguns serviços públicos estarão com contatos de serviços nas secretarias. Os serviços e decretos completos podem ser acessados nas redes sociais do Governo de Içara e no site www.icara.sc.gov.br.
Içara segue sem nenhum caso confirmado
No município, dados apontados pela Secretaria de Saúde apontam que nenhum caso foi confirmado. Atualmente, o Hospital São Donato possui três pacientes em isolamento, um deles proveniente da UTI. O morador de Braço do Norte, de 52 anos, teve alta da Unidade de Terapia Intensiva nesta quarta-feira e seguirá no hospital até nova avaliação da médica infectologista da fundação filantrópica. É o único caso até agora com o diagnóstico comprovado atendido pelo HSD. Os outros dois pacientes são de Içara, de 52 e 55 anos, e aguardam o resultado dos exames do Lacen sobre a suspeita do coronavírus Covid-19.**